quarta-feira, 27 de julho de 2011

Apetece-me fugir deste país!

Desde de muito nova que tinha muito orgulho em ser portuguesa e apesar de ter nascido em França e de ter lá crescido, sempre me senti portuguesa. Tanto que aos 18 anos decidi largar tudo e todos e vir para Portugal.

Hoje, pela primeira vez arrependi-me dessa decisão...

Estou farta de lutar contra tanta burocracia e tanta injustiça.

Sou trabalhadora independente e pago 310 € de segurança social por mês (devido a um erro da SS que estou a tentar resolver há 2 anos), nunca tive médico de família e tive de esperar 1 mês uma consulta de saúde materna para pedir baixa.

Ontem, fui  atendida com frieza por ter recorrido ao privado e questionada sobre o porquê de recorrer ao público pela enfermeira.
O médico que me atendeu é novo e espanhol e nem sequer sabe passar uma baixa correctamente!!!!!!!

Resumindo: esta semana, recebi uma notificação da SS acerca da dívida criada por eles ao alterar o meu histórico de contribuições e foi me passada uma baixa que não me dá rigorosamente direito à nada!!!!!

Em relação ao curso de preparação para o parto, o meu centro de saúde deixou de fazer pelo que tenho de recorrer ao privado!

Uma pergunta: porquê que ando a fazer tantos descontos (310€ de SS +11,5% de retenção na fonte)?

Onde é que isto vai parar?!

Será esse o futuro que quero dar a minha filha? Um país em que só o chico esperto se safa? Um país cheio de injustiça social e contributiva? Um país em que por mais que se tenha formação superior não se é valorizado a não ser que tenhamos uma cunha?

Um país em que para se ser médico é preciso ir tirar um curso em Espanha e onde se dá emprego aos médicos espanhóis em vez de dar oportunidades aos portugueses que são obrigados a ter médias altíssimas para acederem à faculdade de medicina?

Porque exigimos tanto de nós e tão pouco dos outros?

2 comentários:

  1. Querida AD é lamentável que numa altura em que todos os apoios são importantes existam situações como a tua em que não há nenhum tipo de ajuda estatal.

    Felizmente no meu caso o testemunho é o oposto, todos os médicos do centro de saúde são portugueses, o meu médico de saúde materna é muito atencioso comigo mesmo só me conhecendo de agora e prescreveu-me a baixa no próprio dia sem ter consulta marcada. Continuo a acreditar que as pessoas fazem a diferença mas que uma boa reforma no sistema da SS seria urgente.

    Beijinhos grandes companheira de repouso ;)

    ResponderEliminar
  2. Oh amiga,
    sabes o que penso acerca deste país. Se eu tivesse a oportunidade que vocês têm em ir viver para França ou Alemanhã acho que não pensava muitas vezes.
    Agora que iria ficar muito triste, iria. O que fazia eu com a minha amiga ainda mais longe de mim???

    ResponderEliminar