quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os primeiros passos de uma longa caminhada...

Ainda não contei a nossa história...

Três meses depois de deixar de tomar a pílula, ainda não me tinha aparecido o período a sério, só tinha um corrimento um pouco escuro, mais nada... Andava cheia de borbulhas e até tinha engordado uns quilos... A expectativa e o entusiasmo dos primeiros meses já se tinham transformado em preocupação, pois apesar de não ter o período, os testes eram negativos.

Resolvi consultar um g.o. e ele disse-me que tinha feito muito bem em procurá-lo, pois se continuasse assim, daqui há um ano iria lhe bater à porta com o meu marido reclamando que ainda não tinha engravidado (lol, olhando para trás, até dá para rir um pouco, afinal, sempre acertou nalguma coisa!).
Ele disse-me que não devia estar a ovular e resolveu prescrever-me Duphaston durante três meses e mandou-me fazer algumas análises de rotina e uma ecografia.
Segui à risca todas as instruções dele mas comecei a sentir-me muito mal com o tratamento, ou seja, os efeitos secundários eram tantos que tinha todos os sintomas de uma gravidez sem estar grávida! Desde vómitos, enxaquecas, tonturas, problemas de circulação de sangue e até peitos super doridos e inchados. E pior, as borbulhas tinham duplicado e eu tinha engordado 5 quilos! Imaginem como fica a auto-estima de uma mulher!!!!!! Na altura em que estava a fazer este tratamento, fui à terra e toda a gente me perguntava se eu estava grávida ou de quanto tempo estava grávida! Foi muito mau...Sempre me chatearam por ser magra e agora que tinha engordado, só podia ser por estar grávida... Verdade seja dita, estava tão inchada que parecia mesmo uma grávida! Nem parecia a minha cara!

Resolvi consultar novamente o G.O., pois não podia continuar assim e o tratamento nem sequer estava a regular os ciclos.
Quando o fui ver e expliquei o que se estava a passar, ele disse que era muito raro mas que eu era intolerante à progesterona... Olhou para a eco e disse: "Pelo menos ficou tudo limpinho!". Achei um pouco estranho mas nem liguei. Receitou-me o luthenil durante um mês para ver se me dava melhor com este outro tipo de progesterona e caso me sentisse mal, disse para eu parar logo.
Para ser sincera, nem sequer tomei nada, estava farta e só queria que o meu corpo tivesse um pouco de descanso e voltasse ao normal...

Resolvi seguir os conselhos "sábios" da minha mãe e deixar a natureza actuar...

Até que um dia, uns 4 ou 5 meses depois, estava com 45 dias de ciclo e as esperanças começaram a crescer...
Fui de viagem à Madeira e pensei, quando voltar, faço o teste! Liguei para o G.O. ele nem sequer considerou a hipótese de eu estar grávida e disse para tomar provera para provocar o período e para ir vê-lo assim que voltasse de férias. Fiquei pasmada e pensei: "mas nem sequer sei se estou grávida, não vou provocar o período sem saber...Ainda por cima não tenho receita médica!"
Enfim, fomos de férias e o certo é que quando regressei, na manhã seguinte acordei com o maldito!!!!! Fiquei de rastos.... Mais uma desilusão...Mas o pior estava para vir...

Quando fui ter com o meu GO, ele recebeu-me muito friamente e levei um belo raspanete. Parece que ainda estou a ouvir as palavras duras e secas dele, parece que ainda hoje fazem eco na minha cabeça "Você não podia ficar tanto tempo sem o período, isso só piora a sua situação! Quanto mais dias estiver sem o período, pior fica a sua situação! Está a agravar o problema! Não me diga que não tomou a medicação por não ter receita porque isso é uma desculpa!"
As lágrimas começaram a correr pelo o meu rosto e perguntei: "mas afinal, qual é o meu problema?"
Ele respondeu-me muito friamente: "Não só tem o Síndrome dos Ovários Poliquísticos
como também é intolerante à progesterona, o que é extremamente raro! (...)".
Comecei a chorar como uma criança, já tinha lido artigos sobre o SOP e já me tinha passado pela cabeça que o meu problema podia ser esse... Como é que quase depois de um ano de consultas, numa conversa de corredor, se diz uma coisa destas a uma mulher que está a tentar engravidar? Não sei como regressei à casa, acho que nesse dia, foi Deus que me trouxe para casa, foi ele quem conduziu o meu carro...

Como devem calcular, andei uns dias a bater muito mal... O SOP é apenas uma das principais causas de infertilidade feminina e quanto mais lia sobre o assunto, mais desesperada ficava... Até que uma amiga maravilhosa ;-) me arranjou uma consulta noutro G.O. de um dia para o outro para eu ter uma segunda opinião.

Este outro médico era completamente diferente, muito simpático, positivo e animador! Pediu para ver os meus exames e disse que nada indicava eu ter SOP, pois nem sequer tinha feito análises hormonais e a única ecografia que tinha indicava que estava tudo bem. Pediu-me então para fazer novos exames.
O que se veio a confirmar, é que de facto tinha ciclos anovulátorios mas com o dufine, era muito provável que o problema se resolvesse. Fiquei super animada e voltei a ter esperança!

O certo é que fiz três meses de tratamento e também não engravidei...

Neste momento, eu e o meu marido estamos a ser seguidos pelo departamento de infertilidade do Hosp. dos Lusíadas. Esta consulta estava marcada há meses... Interrompi os tratamentos e estamos a tentar descobrir a causa da infertilidade...Esta fase é muito ingrata, é a fase dos exames e da espera angustiante... Será que afinal tenho mesmo SOP? Será que algum dia vou conseguir ter um filho...

Ontem soube que tinha de fazer mais uns exames, pois o espermograma do meu marido não revelou nada de preocupante...

Sem comentários:

Enviar um comentário